top of page
Tireoide Site.png

O que é?

A tireoide é uma glândula endócrina localizada na região cervical anterior, em forma de “H”. Ela é responsável pela produção de hormônios, mais notadamente triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), envolvidos na regulação do nosso metabolismo. Outro importante hormônio produzido pela tireoide é a calcitonina, um dos responsáveis pela normocalcemia.

 

Quais são as principais alterações dessa glândula?

Temos patologias morfológicas e funcionais da tireoide, que podem estar correlacionadas ou não. Em relação à morfologia, podemos ter aumento global, redução global ou aumento focal (cistos e nódulos). Já quando a questão é funcional isso se dá na forma de hipo ou hipertireoidismo.

 

Sintomas

Geralmente assintomáticos, os nódulos tireoidianos passam a se apresentar clinicamente quando o seu volume se torna maior. Os sintomas mais comuns são massa cervical visível/palpável, dispneia (dificuldade para respirar), principalmente ao se deitar, disfagia (engasgo). Hemoptise (tosse sanguinolenta) e rouquidão são exemplos de sinais de alarme para malignidade.

Já em relação à sua função, o hipotireoidismo se dá na forma de astenia (fraqueza), ganho de peso, constipação intestinal, cabelos e unhas quebradiços, sonolência. Insônia, taquicardia, perda de peso, exoftalmia (globo ocular protruso), diarreia são sintomas do hipertireoidismo.

 

Diagnóstico

Os distúrbios funcionais da glândula são investigados a partir de exames de sangue, principalmente o TSH (tireotropina).

Em relação aos nódulos tireoidianos, o passo inicial geralmente é caracterizar sua morfologia, com base em ultrassonografia. A partir desse exame, indica-se seguimento com avaliações seriadas ou punção aspirativa para análise citopatológica.

bottom of page