Não, esta não é uma característica exclusivamente masculina. O pomo-de-adão surge entre os 16 e 17 anos em decorrência da produção do hormônio masculino, a testosterona. Nessa fase, algumas mulheres podem apresentar um nível elevado do hormônio e, portanto, também desenvolver o pomo-de-adão. Porém, em um ângulo mais aberto e menos visível que nos homens.
❓E qual a função do pomo-de-adão?
Ao contrário do que se pode pensar, não tem função hormonal. Localizado à frente da laringe, onde estão as cordas vocais, acaba exercendo a função de proteção contra traumas nesse órgão. O seu nome anatomicamente correto é “proeminência laríngea da cartilagem tireoidea”.
❓Quando é necessária cirurgia?
Quando o pomo-de-adão se apresenta em forma muito pontiaguda pode causar constrangimento e desconforto estético com uso de camisas e gravatas, por exemplo, deglutição profunda e até alteração na voz.
O nome da cirurgia de retirada ou redução do pomo-de-adão é condrolaringoplastia. Não há prejuízos na estrutura da laringe, embora exija cuidados para não afetar as cordas vocais. A indicação é realizá-la depois da puberdade e antes dos 30 anos.