top of page
Buscar
Dr. Marcelo Brasileiro Vaz

Biópsia de boca e garganta

N

ão precisa ter medo ou ficar nervoso! O nome pode assustar um pouco, mas a biópsia é um procedimento simples e tranquilo para o paciente, podendo, inclusive, ser realizado no próprio consultório médico. É a única técnica capaz de diagnosticar cânceres de boca e garganta. Veja como funciona:


1️⃣ Citologia esfoliativa: raspa-se a superfície da área suspeita e o tecido coletado é colocado sobre uma lâmina de vidro. Um corante é adicionado à amostra, de modo que as células cancerígenas possam ser visualizadas ao microscópio. Observadas quaisquer células anormais, a região é biopsiada.


2️⃣ Biópsia incisional: é o tipo mais comum de biópsia para a região da boca ou garganta. Pode ser realizada em consultório ou no centro cirúrgico, dependendo da localização do tumor. Se for em consultório, o paciente recebe anestesia local. Em centro cirúrgico, sob anestesia geral, o cirurgião pode utilizar inclusive um endoscópio para remover pequenas amostras do tecido.


❗Todas as amostras de biópsia são enviadas para o laboratório para ser examinadas por um patologista. Costuma-se também testá-las para verificar se há infecção por HPV, importante fator no desenvolvimento de cânceres de boca e garganta, conforme já abordamos há alguns posts. Não viu? Corre no feed para entender melhor sobre esse risco.


429 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Dr. Marcelo Brasileiro Vaz. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page